Os melhores jogos da semana de Natal

Benfica vs Braga

O Benfica tem todas as hipóteses de ganhar o título este ano. Como demonstração das suas intenções sérias, a equipa conseguiu 4 vitórias consecutivas, incluindo o jogo frente ao campeão do torneio – o Porto – e empatou frente a outro concorrente – o Sporting. A única coisa que pode entrar no caminho do Benfica é a perda de concentração, pois o clube por vezes tende a tropeçar em terreno plano. Como aconteceu na 9.ª ronda, com a equipa a perder contra o mediano Moreirense, com um resultado amargo de 3 a 1.

O Braga, sob a liderança de Abel Ferreira, está na terceira posição da Primeira Liga portuguesa. Isso não é surpreendente – nos 10 campeonatos anteriores a equipa manteve-se nas 2.ª e 3.ª posições, caindo para baixo até à 5.ª apenas uma vez. Nos últimos jogos, o clube tem perseguido persistentemente o líder do torneio – o Porto -, estando apenas a 3 pontos atrás. Os líderes do Braga, Dyego Sousa e Wilson Eduardo, já marcaram 17 golos entre os dois.

Juventus – Roma

Um jogo entre duas equipes notavelmente diferentes pelo nível de organização e qualidade do jogo. O Roma, graças ao trabalho realizado pelo diretor Monchi, pode contar, na melhor das hipóteses, entrar para a zona da Taça da Europa. O clube está a passar por uma grande reestruturação. Está a produzir resultados notáveis, mas é demasiado ambicioso o Roma continuar a ganhar pontos e competir com o líder indiscutível do campeonato.

A Juventus monopolizou totalmente a Serie A. O Velha Senhora pontua em quase todos os jogos, e não apenas graças a Cristiano Ronaldo, que já está em casa. A Juventus também quase parou de sofrer golos – a equipa conseguiu não conceder nenhum golo em 8 jogos da Serie A e 12 jogos da temporada. O Roma pode tirar pontos de qualquer adversário, mas mais provavelmente no seu próprio estádio. O Roma é muito mais fraco fora de casa, além de ter sido derrotado pela Juventus nos últimos 6 jogos fora de casa.

Barcelona – Celta de Vigo

O Celta é a única equipa da La Liga a desafiar o Barcelona, com base nas estatísticas de jogos entre os dois. Neste momento, os clubes têm três vitórias cada + 2 empates. No papel, as forças são iguais.

O Barcelona é uma potência, o tipo de clube pelo qual todos se sentem ameaçados. A equipa não tem reclamações no departamento de eficiência. O Barça marcou em 25 jogos da temporada, 3 ou mais golos em 15 deles. A equipa também está bem no departamento da defesa, tendo conseguido não conceder um único golo em 6 jogos durante a temporada. Tendo descansado na 6.ª ronda da Liga dos Campeões, onde tudo já foi decidido, o Barcelona colocará os seus jogadores mais fortes para garantir a posição da equipa no campeonato. E, no entanto, o Celta também se pode gabar de estatísticas bastante decentes para o próximo jogo. A equipa conseguiu marcar em 14 jogos, em 9 dos quais fez mais de 3 golos. Miguel Cardoso, o mentor do clube, tem jogadores em quem confiar. Os líderes do Celta – Iago Aspas, Maxi Gómez e Brais Méndez – estão prontos para punir o Barcelona por qualquer fraqueza durante a partida.

Dortmund – Monchengladbach

O Borussia Dortmund perdeu apenas um jogo nesta temporada na Bundesliga. Ao mesmo tempo, o capitão da equipa Marco Reus está a encarar as coisas objetivamente, tendo dito recentemente: “Tudo será decidido na primavera. Na última temporada, também começámos fortes, mas acabámos sem troféus.” E, mesmo assim, para este jogo o Dortmund parece favorito, especialmente dado que joga em casa. Desde o início da temporada o Borussia teve 9 vitórias e 2 empates, com um resultado total de 35 golos marcados contra 11 sofridos.

O Monchengladbach está a tentar alcançar o Dortmund, equilibrando-se na segunda posição da tabela do torneio. Há uma hipótese de isso acontecer, mas conseguir pontos no próximo jogo será difícil. O treinador principal do Dortmund, Lucien Favre, trabalhou de 2011 a 2015 para a equipa de Monchengladbach e está bem ciente das formas como a sua equipa atual pode ser desafiada pela anterior. Além disso, com base nas estatísticas, o Borussia M joga menos bem fora de casa – este ano conseguiu apenas 8 pontos dos 21 possíveis em jogos fora de casa.

Watford – Chelsea

O Watford está a jogar em casa, mas a esperança de ganhar esse prémio é bastante ilusória. O clube é um exemplo vivo de que não há milagres, no fim de contas. Depois de um começo produtivo da temporada – 4 vitórias e um jogo que toda a gente considerou quase perfeito, o Watford está a caminho do meio da tabela. Isso não significa que a equipa não tenha nada a opor às equipas adversárias. Mas o facto permanece: todos os jogos contra os líderes da Premier League foram perdidos, em casa e fora de casa. Desta vez, o Watford enfrenta uma equipa particularmente forte.

O Chelsea está em boa forma. Graças às ideias de Maurizio Sarri, os Pensionistas estão a demonstrar um futebol inteligente e cheio de substância.

O clube também não tem problemas com o estado de espírito – o Chelsea parece já ter deixado para trás a infeliz derrota contra o Wolverhampton. Particularmente impressionante é Hazard, que pode se orgulhar de 5 assistências em 4 jogos, e o veterano espanhol Pedro, que já marcou 6 golos no campeonato.

Add a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.