Poderia dizer-se que este jogo é a verdadeira final da Taça do Rei.
Real – Barcelona: o eterno derby… Foi na Copa del Rey (Taça do Rei) que a famosa rivalidade dos dois gigantes espanhóis começou. A sua história é rica em estatísticas e jogos dramáticos, sem que nenhum favorito alguma vez se torne óbvio.
Na primavera de 1902, na meia-final da Taça do Rei, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 1 num jogo fora de casa.
Na primavera de 1916, Madrid e Barça jogaram quatro vezes dentro da Taça. Depois de dois jogos, o Real venceu no prolongamento. Estes foram, possivelmente, os jogos que marcaram o início da tradição de El Clásico – o embate entre os dois grandes clubes.
Ao todo, 35 jogos do El Clásico foram jogados dentro da Copa del Rey. Oito empates, 13 vitórias do Real e 14 vitórias do Barcelona. A diferença de golos é de 67-66 a favor do Barcelona.
Na final da Taça de 2013-2014, os Blancos venceram 1 – 2.
A 6 de fevereiro deste ano, as equipas jogaram o primeiro jogo das meias-finais atuais com um empate 1 – 1.
O que torna El Clásico interessante é que a história é reescrita a cada vez. Pelos padrões do Real Madrid, a equipa não está a andar muito bem no campeonato espanhol, mas isto é a Taça do Rei. Os adeptos do Real Madrid perdoarão muita coisa com a vitória sobre o eterno rival e, se vencerem o Barcelona, ganhar a taça é o próximo passo óbvio!
Por incrível que pareça, o Barcelona mantém-se bastante motivado, o que o torna um grande clube. Os líderes da equipa jogam juntos há algum tempo e parecem ter conquistado todos. Por exemplo, os catalães conquistaram quatro Taças do Rei; houve 30 no total da sua história. Mas vencer os Blancos na seu território é sempre um desafio para os Azuis e Roxos.
É por isso que nos referimos a este jogo como uma final da Copa del Rey.
Ambas as equipas têm motivação suficiente, com uma história e estatísticas que não favorecem nenhuma delas de forma definitiva. É por isso que este El Clásico é o jogo a que o mundo inteiro assistirá.