Dicas e prognósticos para o jogo Haiti x Escócia, Escoceses para vencer no primeiro jogo do Mundial 2026.

  • Confira as nossas dicas para o jogo Haiti x Escócia, válido para o Mundial, este domingo.
  • A Escócia regressa ao Mundial após 28 anos de ausência.
  • O Haiti está de volta ao palco mundial pela primeira vez em 52 anos.

Atualizado em 12 junho 2026 às 12:34

Haiti x Escócia, Dicas e prognósticos para o jogo
Lawrence Shankland, da Escócia, festeja o seu golo frente à Bolívia (Getty Images)

A Escócia tem qualidade e o ímpeto necessário para conquistar uma vitória crucial no Mundial em Boston. Aposto nos escoceses para vencerem com pelo menos dois golos marcados. 

Melhor Opção
1
100% até 200 Euros + 20€ Aposta Grátis
9.6/10
Jogar Agora

Estatísticas principais  

  • A Escócia venceu 7 dos seus últimos 11 jogos.
  • A Escócia teve mais de 1,5 golos nas suas últimas 7 vitórias.
  • O Haiti perdeu 6 dos últimos 14 jogos.
  • O Haiti teve mais de 1,5 golos em 7 dos seus últimos 8 jogos.

Confrontos entre as seleções 

Haiti e Escócia vão defrontar-se pela primeira vez este fim de semana.

Haiti sofre derrota com o Peru

O Haiti chega a Boston após uma derrota apertada por 2-1 com o Peru no seu último particular de preparação para o Mundial, no passado fim de semana. Wilson Isidor abriu o marcador para os haitianos na primeira parte, mas os golos de Renzo Garces e Jairo Velez garantiram a reviravolta do Peru.

As eliminatórias da CONCACAF irritaram os escoceses com uma vitória por 4-0 contra a Nova Zelândia, antes do revés contra os peruanos. De regresso ao Mundial pela primeira vez desde 1974, os comandados de Sébastien Migne garantiram a qualificação para a fase final depois de terminarem em primeiro lugar no Grupo C da CONCACAF.

 Os Granadeiros terminaram com dois pontos de vantagem sobre as Honduras, após uma vitória decisiva por 2-0 contra a Nicarágua na sua última partida de qualificação.Desde que garantiu o lugar na fase final com 48 equipas, a equipa de Migne venceu apenas um dos quatro jogos amigáveis, incluindo uma derrota por 1-0 contra a Tunísia, também qualificada. 

Os haitianos esperam ter um desempenho melhor do que na sua única outra participação anterior em Mundiais, há 52 anos. O Haiti terminou em último lugar no seu grupo na edição de 1974, sofrendo 14 golos nas derrotas com Itália (3-1), Polónia (7-0) e Argentina (4-1). 

Escócia venceu a Bolívia no ultimo jogo

A Escócia viaja para o Gillette Stadium em alta depois de marcar quatro golos nas suas duas vitórias nos particulares de preparação para o Mundial contra Curaçao e Bolívia.

Os escoceses acabaram por conquistar uma vitória tranquila por 4-1 contra a equipa de Curaçau, comandada por Dick Advocaat, no Hampden Park, antes de uma vitória dominante por 4-0 contra a Bolívia, em Nova Jérsia, no passado fim de semana.

Os avançados Lawrence Shankland e Che Adams, em grande fase, mostraram que merecem ser convocados este fim de semana. Shankland marcou três golos nos dois jogos, enquanto o impressionante Adams marcou dois golos contra a Bolívia. 

A equipa de Steve Clarke venceu sete dos seus últimos 11 jogos e marcou exatamente quatro golos em cada uma das suas últimas três vitórias. Os escoceses marcaram pelo menos dois golos nas últimas sete vitórias desde junho de 2025. 

A seleção comandada por Clarke, atualmente na 43ª posição do ranking mundial da FIFA, está 40 posições à frente do Haiti, que ocupa a 83ª posição.

De volta ao Mundial pela primeira vez desde 1998, a Escócia venceu apenas quatro dos 23 jogos anteriores em finais do torneio. A última vez que os adeptos escoceses festejaram uma vitória no maior palco do futebol mundial foi contra a Suécia (2-1), em 1990.

Notícias e onze inicial 

Seleção Haiti

Guarda-redes: Johny Placide, Alexandre Pierre, Josue Duverger

Defesas: Carlens Arcus, Keeto Thermoncy, Ricardo Ade, Hannes Delcroix, Martin Experience, Duke Lacroix, Jean-Kevin Duverne, Wilguens Paugain

Médios: Carl Sainte, Jean-Ricner Bellegarde, Leverton Pierre, Danley Jean Jacques, Dominique Simon, Woodensky Pierre

Avançados: Derrick Etienne Jr., Duckens Nazon, Louicius Deedson, Ruben Providence, Lenny Joseph, Wilson Isidor, Yassin Fortune, Frantzdy Pierrot, Josue Casimir

Sébastien Migne tem à disposição um plantel completo de 26 jogadores para o primeiro jogo do Haiti em Mundiais em mais de 50 anos. O avançado do Sunderland, Wilson Isidor, deverá estar em campo depois de ter marcado o seu segundo golo pela seleção na derrota com o Peru. 

O selecionador Migne admitiu que o Haiti aprendeu uma lição valiosa após o colapso no final do jogo com o Peru. 

“O futebol é cruel”, disse Migne após a partida. “Quando se joga contra equipas entre as 50 melhores do mundo, não há espaço para erros. Quando se tem a oportunidade de liquidar o jogo, é preciso aproveitá-la.”

“Quando deixas os teus adversários respirar, as coisas não vão acabar bem”, acrescentou.

Seleção da Escócia

Guarda-redes: Angus Gunn, Liam Kelly, Craig Gordon

Defesas: Aaron Hickey, Andy Robertson, Grant Hanley, Kieran Tierney, Jack Hendry, John Souttar, Dominic Hyam, Nathan Patterson, Anthony Ralston e Scott McKenna

Médios: Scott McTominay, John McGinn, Tyler Fletcher, Ryan Christie, Ben Doak, Lewis Ferguson, Kenny McLean, Findlay Curtis

Avançados: Lyndon Dykes, Che Adams, Ross Stewart, George Hirst, Lawrence Shankland

O selecionador da Escócia, Clarke, enfrenta vários dilemas na hora de escalar a equipa este fim de semana. John McGinn irá provavelmente regressar à equipa titular, enquanto Ryan Christie poderá ir para o banco de suplentes.

 Espera-se que Lawrence Shankland e Che Adams liderem o ataque escocês, com Clarke a caminho de utilizar um sistema 4-4-2 no sábado. Billy Gilmour é o único desfalque assinalável da seleção escocesa, depois de uma lesão no joelho ter encerrado o seu sonho de disputar o Mundial. O estreante do Manchester United, Tyler Fletcher, foi a escolha surpreendente para substituir o médio do Nápoles na lista de 26 jogadores convocados pela Escócia. 

Após a impressionante vitória contra a Bolívia , Clarke expressou a sua alegria na véspera do Mundial.

“Desta vez, consegui tudo o que pedi: nenhuma lesão, uma boa exibição e um bom resultado”, disse o selecionador escocês à BBC Scotland.

“Tenho algumas decisões a tomar. O onze inicial torna-se uma obsessão, mas este é um torneio para o onze final.”

Melhor Opção
1
100% até 200 Euros + 20€ Aposta Grátis
9.6/10
Jogar Agora


Add a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.